quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Chico Mendes: um homem que acreditava no sonho

É prazeroso saber que Xapuri gerou um dos mais importantes homens da história da humanidade. Isso porque acreditava no poder dos sonhos - e lutava a todo custo por eles.

Quando alguém pergunta porque nos baseamos nos sonhos desse homem dizemos "porque ele ousou sonhar e não ficou de braços cruzados esperando que alguém fosse em busca dessas realziações". E isso pode não ser o suficiente para explicar quem foi tal homem mas dá para ter uma noção de sua importância e de como estava à frente de seu tempo.

Acreditar nos sonhos e lutar pelos seus, com os seus, assim era Chico, que fazia, com sua gente, os empates, guerras sem armas (da parte deles, porque os 'jagunços' sempre estavam 'armados até os dentes').

Defendia a floresta, os povos que nela vivem, seus companheiros, familiares e amigos e acima de tudo sabia que dias melhores ainda despontariam - e não apenas para Xapuri.

Ameaçado de morte não deixou que seus sonhos fossem apagados, continuou a lutar pelo que acreditava até o fim!

E se pensam que Chico perdeu, ao ser brutalmente assassinado, aos fundos de sua casa, em 22 de dezembro de 1988, estão muito enganados, porque ele despertou nos que nele acreditam a vontade de ter sonhos - pois todos temos o direito de sonhar... e mais que isso, o dever de realizar!

Agora somos muitos Chicos, que fazem lutas em áreas diferenciadas, diversificadas, como os guerreiros do Arte na Ruína, que fazem um verdadeiro empate cultural, utilizando como armas aquilo que sabem e conhecem: sua arte!

Pelos sonhos... pelos seus... pela arte... por Chico!

Salve Chico rei seringueiro!

Nenhum comentário: