sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Apesar de tudo, vencedores!


Agora me lembrei bastante de uma frase que Éder Camargo fez questão de frizar quando aqui esteve - uma das primeiras que pronunciou, inclusive, para que não tivéssemos falsas esperanças: "Acima de tudo saibam que já são vencedores, independente de qualquer prêmio".

E é assim que penso ao 'consolar', vamos dizer assim, os meus queridos colegas de trabalho -e amigos - ao saber ontem, por meio do telefone, que o Arte na Ruína não está entre os três premiados como Grupo Informal do Cultura Viva.

Apesar de não estarmos criando falas espectativas isso me deixou triste, particularmente, pois sei o quanto todos nós ralamos desde sempre para fazer arte em Xapuri. Temos tão poucos recursos, somos tão pouco valorizados em nossa cidade e ousamos acreditar ir mais além, longe, quase tocando a imensidão do infinito.

Quero que meus colegas, queridos amigos, artistas do Arte, não se entristeçam, pois mesmo com tantos problemas, com tudo indicando - até mesmo o destino dizendo que devemso parar - nos permanecemos fazendo arte, sendo, talvez, artistas mazoquistas.

E oficineiros, pois nosso público também necessita que sejamos fortes e guerreiros - afinal, quem disse que Chico Mendes ganhava sempre?

Não. Chico permanecia forte, mesmo sabendo que tudo indicava para ser fraco. Até ameaçado de mrote foi, mas o que importava eram seus sonhos de dias melhores para si e para os seus.

A luta não pode parar. É difícil mas já chegamos muito longe (afinal, eram quase dois mil inscritos, e ficamos entre os 40 finalistas, 10 na nossa categoria de grupo informal).

Calma, não foi dessa vez, mas vamos levantar a cabeça e dar os parabéns aos grupos vencedores, pois certamente são merecedores.

Avante, amigos, a luta não pode parar, pois somente os fracos desistem (e a arte existe para fortalecer e nos fazer surreais)!


Como diz Éder, apesar de tudo, "vencedores"!

Nenhum comentário: