quinta-feira, 31 de julho de 2008

Ousar acreditar...


“Acreditar. Essa é a palavra mágica!” ainda lembro como se fosse hoje quando Dallyanna, aquela luz de pessoa, vendo o meu cansaço em meio a mais um desânimo profundo com um grupo de teatro novamente com o mínimo do mínimo de pessoas, beirando a extinção. Ainda posso ouvir os meus suspiros seguidos dos risos dela... Dallyanna na verdade tinha sempre uma visão futurista – sonhadora, com os pés no chão, mas sonhadora –. Via além do que qualquer pessoa que conheci. Dizia que pouco importa o que aconteça, mas não devemos desistir nunca (igualzinho o Joseph Klimber (rsrsrs)).

Pois é. Esses dias tive novamente uma crise de desânimo – ah, esqueci de dizer, é o Clenes que vos fala –. E fiquei surdo por alguns instantes. Não consegui ouvir o que a Dally (ela gostava que a chamasse carinhosamente assim) me dizia.

Fui dormir com um cansaço e uma dor de cabeça “das braba”. No sonho (surreal – tenho tido vários ultimamente) consegui enxergar a minha estrela que foi para o céu me falar: “Porquê parar? A estrada é longa e ninguém disse que é fácil percorrê-la”. No sonho, ainda, ela me disse pra olhar o espetáculo: então vi o Arte na Ruína em um palco iluminado de velas e salpicado pela pirofagia de dois personagens enormes sobre pernas de pau. Vi muitas mudanças em um palco humano mas com ares divino. Acho que foi nesse momento que comecei a chorar (Dally ria, claro). Acordei com coração apertado. Reescrevi o roteiro do espetáculo para palco – e seria um desafio montá-lo já para a próxima apresentação (02 e 03 de agosto na ExpoAcre, não percam!).

Ensaiando junto com os jovens-artistas-amigos fiquei “trêmulo sobre a corda bamba”... pensei não ser capaz, ou não bom o suficiente. Novamente pensei em desistir. Anunciei minha saída – Domingo, minha última apresentação.

Lembro que saí do ensaio com o coração apertado. Senti uma voz firme ao ouvido dizer para olhar para o céu. Olhei. O que vi? Uma estrela enorme, brilhando. Lembrei de Dally me dizendo, plagiando uma canção que gostava muito, “se a saudade apertar/ procure no céu/ a estrela que mais brilhar/ nela estará o meu olhar...”. E uma lágrima silenciosa desceu por minha face. Senti naquele momento que meu vício pela arte é mais forte do que tudo e que se desistisse estaria traindo os idéias que eu, meus amigos e Dally compactuamos, há muito, num contrato silencioso, sem formalidades e carimbado pelos laços eternos dos sentimentos.

Resultado? Não posso desistir, não agora, não amanhã, talvez jamais.

Temos a ExpoAcre para apresentar, o documentário do Revelando os Brasis para gravar, o mundo para levar nossa arte e mostrar que tudo pode ser diferente.

Por quê? Como Chico Buarque diz, porque temos de ir “até o fim”, ou como Dallyanna Lima tão insistentemente me dizia: porque “para ousar realizar nossos sonhos é necessário previamente ousar acreditar”. Pois é, e eu acredito (e muito!) que o espetáculo não pode parar.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Há tempo neste blog recebemos a visita de Simone Gonçalves que sempre deixa um alô pra gente. Um deles esta aqui; SONHOS...

Você precisa ter sonhos, para que possa se levantar, todas as vezes que cair.

Acreditar que a toda hora, acontecerá coisas boas e mudar o rumo da sua vida.

Você precisa ter sonhos grandes e pequenos, os pequenos, são as felicidades mais rápidas, os grandes, lhe darão forçapara suportar o fracasso dos sonhos pequenos.

Você tem que regar os teus sonhos todos os dias, assim como se rega uma planta para que cresça...

Você precisa dizer sempre a você mesmo:-Vou conseguir! -vou superar! -vou chegar no meu sonho! Fazendo isso, você estará cultivando sua luz, a luz de sempre ter esperanças, que nunca poderá se apagar, pois ela é a imagem que você pode passar para as outras pessoas, e através dessa luz que todos vão lhe admirar, acreditar em você e te seguir.

Mire na Lua, pois se você não puder atingi-la, com certeza irá conhecer grandes estrelas... ou quem sabe, poder ser uma delas!

(autor desconhecido)

Postado em Comentários por Simone Gonçalves - Campo Grande/MS

O nosso muito obrigado pela atenção!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Arte na Ruína na Expoacre/ dias 2 e 3 de agosto

Pela segunda vez iremos apresentar fora do município de Xapuri, na primeira vez fomos para Rio Branco na Biblioteca da Floresta/Marina Silva. Nesta próxima a convite do SEBRAE iremos apresentar no espaço rotas turísticas “Caminhos de Chico Mendes” na Expoacre. O espetáculo acontecerá três vezes a cada noite com duração de 00h20min cada apresentação.
Não percam! o momento vai ser muito bacana, sintam-se todos convidados.

Agradecimentos especiais ao Instituto Chico Mendes e ao SEBRAE-AC...

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Depois de alguns “pequenos” meses, retornamos nos balanços de “grandes” acontecimentos que englobam as atividades do Arte na Ruína.

Bom! Na última postagem, dizia que iríamos realizar uma nova apresentação no sábado dia 10 as 17h00min na Rua: Pio Nazário - Xapuri/Acre. Pois é! Este espetáculo não aconteceu, devido à chuva que assolaram as nossas expectativas de nos apresentar. Porém, esse momento já era muito esperado, pois o ambiente (Antiga delegacia) não tem teto para nos “proteger” dos pingos molhados da chuva, pois assim, o espetáculo ocorre a céu aberto, contando com a obscuridade da noite e com a magia dos raios de luzes que os grandes astros emanam sobre nós. Portanto, lá vamos carregados pelas correntezas pós-moderna, que por vez, correspondido com a paciência e a lentidão milenar de uma velha tartaruga.

Seguindo...

Algum tempo atrás, no mês de Abril, enviamos a nossa história: Arte da Ruína para o Projeto Revelando os Brasis/O projeto nasceu na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em 2004, e faz parte de um conjunto de ações para democratizar o acesso aos meios de produção audiovisual, permitindo aos moradores das pequenas cidades o contato com as novas tecnologias e a possibilidade de contar as suas próprias histórias, promovendo a criação de obras que retratem o seu universo simbólico.

Acessem a página do projeto, tem muito mais informações/ http://www.revelandoosbrasis.com.br/ – sigo dizendo que a nossa história foi selecionada para transformarmos num documentário de 15 minutos. Ufa! Após as comemorações, o proponente da história – Wagner San/integrante do grupo foi ao Rio de Janeiro passar pela formação do audiovisual, assim seja depois de tudo isso e mais um pouco, estamos átona para realizar o tão sonhado registro dessa movimentação. O filme vai ser produzido no mês de agosto e setembro, o lançamento acontecerá em outubro no Rio de Janeiro, com a presença de todos os selecionados, tendo previsto também o lançamento no Canal futura, e só no começo de 2009 o caminhão do Revelando os Brasis percorrerá todos os municípios que tiveram suas histórias selecionadas... Isso é muito bom, uma vez que esse projeto dinamiza democraticamente outros espaços de criação do audiovisual.
Além da história do Arte na Ruína, o Acre teve mais duas histórias selecionadas;

Duplanir de Souza Filho
História: Seu Nome Era Brasília
Brasiléia – AC
Vandete Cerqueira Sereno Kaxinawá
História: O Espírito da Floresta
Marechal Thaumaturgo – AC