terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Arte de Xapuri

Vanessa França

É assim que eles se apresentam: “Arte na Ruína”.No ano de 2001 à antiga delegacia de Xapuri fora desativada. Após seis anos ao relento, o ambiente revelara a desconstrução causada pela erosão que denuncia; a sujeira, o caos, os destroços e os rabiscos históricos de quem ali fora encarcerado. Os tão tumultuados desencontros da juventude de Xapuri em obter um espaço que abrigasse as suas criações, dão lugar agora ao encontro entre os Jovens e “Arte na Ruína” denominada assim à antiga delegacia. “O novo cenário é protegido pela fortaleza de Chico Mendes que sabiamente deixara seus portões abertos para a juventude ir à busca da marcha de um mundo diferente.”
São 19 jovens que comungam deste mesmo pensamento que no ano passado resolveram juntar vários seguimentos artísticos, como; artes plásticas, teatro, poesia, dança e música. A junção destas artes foi o caminho lapidado para expressar uma gama de sentimentos que trilham a juventude a dão o mote a peça teatral apresentada por eles; desmotivação, incertezas, alegrias, dores, vaidade e outros são os estímulos explorados por “O ensaio surreal do grito sufocado” que foi apresentado no ultimo domingo na Expoacre.
Foram 15 minutos de um espetáculo que dura normalmente 45 minutos. A adaptação foi necessária devido o formato do palco que difere da estrutura usada em Xapuri. “Tivemos que reduzir o tempo e adaptar alguns recursos cênicos, mas nem por isso o recado deixou de ser dado, o público saiu bastante motivado” disse Alex Lima, gestor do projeto cultura do Sebrae.
O Sebrae, através do projeto cultura, vem identificando varias expressões artísticas nos municípios acreanos para construir um catálogo dos potenciais artístico do estado. Este trabalho vai possibilitar uma melhor divulgação e um investimento mais focado para as necessidades culturais. “O Sebrae e O Instituto Chico Mendes foi quem possibilitou a nossa vinda para a Expoacre e assim poder mostrar para um público bem variado nosso trabalho” disse Wagner San, um dos criadores do grupo.
O grupo “Arte na Ruina”, de Xapuri, é formado na sua maioria por estudantes com uma média de idade de 22 anos. Músicos, atores, cantores, artistas plásticos, dançarinos interagem no palco dispertando um cardápio de sentidos e estímulos visuais que convidam o público a uma reflexão. “Fiquei surpresa ao ver uma apresentação tão legal vinda de Xapuri e feita por um grupo de jovens. Assim que tiver uma oportunidade vou assistir o espetáculo todo” informou Ana Lara Gomes, estudante de Engenharia Civil.


Texto de Vanessa França, públicado no jornal on-line/Página 20 - COTIDIANO
Fizemos uma correção e acrescentamos que O Instituto Chico Mendes também possibilitou a nossa participação na Expoacre, e tem possibilitado através da parceria a vitalidade artística da juventude de Xapuri.
O nosso muito obrigado pela iniciativa... E, Que outras instituições não gorvernamentais possam fazer o mesmo pela juventude tão significativa do nosso Brasilzão... Viva a arte de se expressar... Viva...




Nenhum comentário: