quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Encontro da Diversidade Cultural

Somos cultura de Xapuri
Por Cleilson Alves

Hoje é meu aniversário e estamos voltando para o Acre após virmos para o Rio de Janeiro, no último dia 04, para representar as diferentes manifestações culturais do povo amazônico, mais propriamente de Xapuri.
Do Acre fomos três representantes: Eu, representando o teatro (Arte na Ruína e Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri), REJUPAM (Rede Juvenil do Patrimônio Mundial) e Museu do Xapury; Awrá Omin, Yalorisà de Xapuri (representante de terreiros/ Religião de matriz africana (Candomblé)) - ambos de Xapuri; e Ary (Representante da Cultura Afro do Acre) - importantes nomes nos segmentos a que pertencem.
A Secretaria da Identidade e da Diversidade (SID) do Ministério da Cultura, responsável pelo evento, propiciou várias rodas de debates, socializando culturas do Brasil e discutindo temas relevantes que muito contribuirão para as políticas sociais destinadas para o real povo que vive nesse país.
Também participamos de programações paralelas, como shows, espetáculos e passeios pela cidade maravilhosa (realmente, o Rio é e continua liiiiindo!).
Esse foi um verdadeiro presente de aniversário, onde aprendi muito, levei a minha contribuição, dentro do segmento a que pertenço, que levarei para toda a vida.
Lá reencontrei alguns amigos feitos no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial - gente boa pra caramba!
Também pude conhecer melhor as figuras já citadas (Awrá e Ary) e todos encontramos ponto em comum: o preconceito que passamos ao tentar expressar aquilo que marca nossas origens e que tão profundamente acreditamos.
E o que mais aprendi? são muitos brasis dentro desse grande Brasil. E nossas contribuições culturais, mesmo que pareçam mínimas para a gente, são de uma importância enorme pois caracterizam o país que temos e aqueles que queremos - e devemos lutar - para ter!
E em meu aniversário eu desejo tudo de bom para todos - especialmente para você que gastou alguns minutos de seu tempo lendo minhas frases mal escritas mas cheinhas de sentimento.

Publicado inicialmente no dia 07 de setembro, no blog História Multimídia de Xapuri.

Foto:
Cleilson e Awrá com animador do evento - de Ary.

Nenhum comentário: