terça-feira, 24 de agosto de 2010

Circulação Literária da Funarte

Esses dias me perguntaram o que andamos fazendo e se o grupo parou. A minha resposta sempre é a mesma: estamos trabalhando!
É que estávamos em parceria com o Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri, com elenco reduzido e com poucos recursos para continuar com as oficinas direcionada aos nossos jovens.
Mas estamos colocando tudo em seu lugar, após enviar diversos projetos, cada Grupo em sua área, inclusive.
E não é que está dando certo?
O Grupo Fuxico, através de seu coordenador, Clenes Alves, acabou de aprovar um projeto pela Funarte: é o Bolsa de Circulação Literária da Funarte (um dos 5 projetos selecionados da Região Norte), que viabilizará pesquisa, oficinas e apresentações de contação de histórias em três estados (Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul).
Os artistas mostrarão seu trabalho em outros lugares, ampliando seu fazer artístico a outros povos.
E o mais legal: apresentarão em Bodoquena (MS), terra natal do grando Wagner San, artista plástico e um dos diretores do Espetáculo 'O ensaio surreal do Grito Sufocado' e do Filme "Arte na Ruína'!!!
Assim, o Grupo Fuxico inicia seu processo de separação do Arte na Ruína - mas tudo de maneira pacífica.
O Grupo Fuxico muito contribuiu com nossas aprendizagens, cedendo pessoal, sua arte e espaço nos eventos que faziam em diversos lugares.
Ficam as saudades, mas oportunidades de novas parcerias não faltarão!

Fotos:
Festival da Animação no Museu do Xapury - Acervo Grupo Fuxico

sábado, 14 de agosto de 2010

Revelando os Brasis: Inscrições continuam abertas até o dia 16


Estão abertas até o dia 16 de agosto as inscrições para o Concurso de Histórias do Revelando os Brasis Ano IV. Parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras, Revelando os Brasis tem como objetivo viabilizar a produção de vídeo digitais nas pequenas cidades brasileiras.

De acordo com levantamento divulgado em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.568 municípios; desses, 4.006 têm até 20 mil habitantes.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e ser morador de município brasileiro com até 20 mil habitantes. As 40 histórias selecionadas serão transformadas em vídeos com duração de 15 minutos pelos seus autores.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site www.revelandoosbrasis.com.br. Mais informações no Instituto Marlin Azul através do e-mail revelandoosbrasis@gmail.com .

Podem ser inscritas histórias reais (baseadas em fatos históricos, personagens e tradições populares) ou de ficção. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para realizar os vídeos.

Depois de finalizados, os vídeos são apresentados em suas comunidades através do Circuito Nacional de Exibição, que leva uma tela de cinema para os municípios. As produções também são exibidas no Programa Revelando os Brasis, que vai ao ar pelo Canal Futura. A partir de 2008, os vídeos do projeto foram lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.


Arte na Ruína

Em 2008 o grupo Arte na Ruína realizou um documentário sobre suas histórias, ambientes, performance, loucuras, ousadias e sonhos. A história foi selecionada e o proponente, o artista plástico Wagner San, passou por oficinas de audiovisual no Rio de Janeiro, iniciando as gravações no mesmo ano, sob sua direção e de Clenes Alves.

O elenco foi o próprio Grupo Arte na Ruína – atores, músicos, dançarinos, artistas plásticos, contadores de estórias, artistas de Xapuri que sem espaço para apresentar, sem apoio, resolveram se reunir e fazer o espetáculo "O ensaio surreal do grito Sufocado", apresentado em uma delegacia velha e abandonada, em profundas ruínas, cujo teto eram as estrelas brilhantes do céu, há menos de 100 metros da casa de Chico Mendes, guardados por suas fortalezas e baseados em seus ideais.

O curta-metragem foi exibido na cidade, em todas as cidades brasileiras com as histórias contempladas pelo programa, além do Canal Futura, para todo o país.


Se você tem uma boa história para contar, ainda dá tempo de se inscrever!


Fotos/Ilustração:

Flyer do Revelando os Brasis – Ano IV – Divulgação;

Foto Gravação do Curta 'Arte na Ruína' – Divulgação.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Artistas se reúnem no Dia Internacional da Juventude

No ano passado, a ONU definiu que 2010 seria o Ano Internacional da Juventude. Porém, oficialmente, o ano só começa após as comemorações do Dia Internacional da Juventude. A Assembleia Geral da ONU pediu o apoio internacional de governos, sociedade civil, indivíduos e comunidades ao redor do mundo para dar visibilidade ao tema para toda população mundial. Assim, vários eventos internacionais vão acontecer em agosto: o 5º Congresso Mundial da Juventude, em Istambul, Turquia; uma conferência global no México; além dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Cingapura.

A data – 12 de agosto – foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para voltar a atenção do mundo aos problemas da juventude. Por isso, anualmente a organização elege temas, especialmente ligados à saúde e educação, para pautar o trabalho dos agentes envolvidos na promoção dos direitos dos jovens. No Brasil várias atividades celebram a data.

Pensando na importância da data os jovens dos Grupos Arte na Ruína e Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri se reúnem logo mais, às 19h, no painel dos mártires, para realizar a oficina pública de artes e um pequeno debate sobre as ações artístico-culturais que estão sendo realizadas e as que são pretendidas para o município, além dos projetos de outras ações.


A atividade pretende proporcionar um momento de interação e troca de experiências entre jovens artistas e a comunidade, pensando nas melhorias e nas políticas culturais realizadas pelos grupos de teatro e contação de história de Xapuri – além das reivindicações que serão listadas e posteriormente debatidas com os gestores do poder público.

Foto de Renato Reis
Mais informações em http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com