sexta-feira, 9 de maio de 2008

Cela do fim com um novo início - A reconstrução da beleza necessária

Carta escreita para os jovens - Chico Mendes
Fotos - Val Fernandes




Aqui, fica o encerramento de uma apresentação que garantiu a continuação desse sonho. Daqui pra frente, postaremos novas fotos, textos e depoimentos do espetáculo que acontecerá amanhã, sábado dia 10 as 17:00 na Rua: Pio Nazário - Xapuri/Acre
Valeuuu...

Cela dos Loucos - Leleide Soares, Clemilsa Alves, José Aiton, Clenes Alves e a criança/Diogo Henrich

Fotos - Val Fernandes



Eu aprendi......que ignorar os fatos não os altera;
Eu aprendi......que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;
Eu aprendi......que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
Eu aprendi......que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;
Eu aprendi......que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
Eu aprendi......que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.
Eu aprendi......que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;
Eu aprendi......que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
Eu aprendi......que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;
Eu aprendi......que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer

quinta-feira, 8 de maio de 2008

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Informações do próximo Espetáculo do Arte na Ruína

Clique em cima da Imagem para Visualizar o Texto





Cela alternativa - Cildo, Alarice, Michele e Hadyla - homenagem à Eterna Dallyana.

Foto - Val Fernandes
Foto - Renato Reis
Foto - Renato Reis
Dallyana foi uma bela jovem atriz Xapuriense que, revelou através da arte de interpretar, um possível cenário cultural em Xapuri. Hoje o seu talento e sua coragem renasce na saudade, na admiração que carrega a esperaça, a vontade de tornar a nossa relação mais bela e alegre...
Aplausos...

Cela Poesia - Amarildo Ferreira

Foto - Val Fernandes

Foto - Val Fernandes
Foto - Renato Reis
Foto - Val Fernandes

Parte de um Texto - Autor desconhecido

O governador Binho Marques fala sobre a intervenção na Antiga delegacia de Xapuri (Arte na Ruína)

O senhor poderia nos falar um pouco sobre a intervenção da juventude de Xapuri em poder obter um espaço pra que suas expressões artísticas de fato sejam resguardadas na cultura de Xapuri e do Estado do Acre. E qual a importância dessa intervenção, da juventude no espaço da antiga delegacia de Xapuri?

Olha! Eu Fico super feliz de ver Arte na Ruína, eu ate tinha pensado que agente poderia transformar essa delegacia num museu, num museu mais vivo, que pudesse contar um pouco da historia dessa delegacia, não sei se todo mundo sabe, mas essa delegacia aqui, já ficou abarrotada de seringueiros, num dos empates importantes. Aqui ficou o Raimundão, Manoel Estebio, uma turma bem grande ficou presa e precisou um grande movimento pra libertar todo o pessoal daqui, o Chico tava sempre presente também, intervindo lutando contra as injustiças. Eu mesmo também fui hospede dessa delegacia, em 87 quando o prefeito estava desviando a merenda escolar, eu fui denunciar e acabei preso na delegacia, depois de uma pequena discussão com o prefeito e ele mesmo me prendeu e eu fui hospede daqui dessa delegacia.
Eu acho que, ela tem uma historia muito interessante a ser contada, e melhor assim pelos jovens, por que hoje ela esta em ruína, graça a deus. É algo que deve ficar no passado, num passado não só o prédio, mas essas historias devem fazer parte do passado, a historia da injustiça que aconteceu com muita força nesse espaço, ela agora é contada de outra forma e ela também pode ser transformada.. Então eu não sabia que vocês estavam usando e eu fico muito feliz por isso, de saber que nas celas agora há gente, tem uma vida renascendo, com o cinema com o teatro, com as varias formas de expressão.
Então, eu quero desejar a vocês muita sorte neste projeto, quero que renda muitos frutos e filhos, por que acho que o Acre hoje esta vivendo um momento interessante porque La nos anos 70 e nos 80 um grupo de jovens começou a fazer teatro, começou a fazer cine clube isso foi que ajudou a criar uma identidade de povo acreano, nos 70 quando o Dantinhas era governador ele queria acabar com a tradição, com a identidade da floresta, o slogan era um novo Acre, derrubava doto o patrimônio arquitetônico das cidades acreanas que lembravam o passado e foi justamente o movimento cultural dos jovens que resgatou uma identidade de índios, de seringueiros, de floresta e de Amazônia que permitiu a construção de um movimento que hoje esta se transformando em coisa interessantes em vários lugares do Acre que repercuti no Brasil e ate no mundo.
Parabéns pra vocês, eu espero que este trabalho tenha vida longa.

Em nome dos jovens que estão fazendo essa intervenção, fica o convite de coração, para que o senhor possa vir assistir o Arte na Ruína.

Legal, e eu vou convidar parte das pessoas dessa historia que eu te contei dos artistas que fizeram a confusão Lá nos 70 e 80 virar isso que temos hoje, vou convidá-los pra virem aqui, pra poder ter o prazer de vê-los aqui.
Parabéns...